MAS AFINAL...
Nas últimas décadas vem se divulgando e conscientizando o mundo, de maneira mais intensa, sobre os problemas ambientais e as consequências para nós do desequilíbrio ecológico.
Para abordar um novo comportamento a ser adotado cunhou-se o conceito da "Sustentabilidade" onde na forma popular podemos entendê-lo como a ideia de: "...suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas." (Relatório de Brundtland, 1987).
Mesmo parecendo uma meta utópica o fato indiscutível é que, a forma como vivemos gera um impacto que já custa a saúde dos presentes e por isso devemos tomar atitudes que minimizem a forma que impactamos nosso ambiente de vida.
A construção civil, por exemplo, corresponde a uma das áreas que causam maior impacto no mundo. Acredita-se que somente ela consume 50% dos recursos naturais extraídos no planeta,
O volume dos resíduos de origem de construção e demolição chegam a ser até duas vezes maior que o volume de lixo sólido gerado nas cidades e a produção de materiais e todo o processo de uma obra consomem não só muita energia como geram elevados índices de CO2 que contribui para o efeito estufa.
Um bom projeto arquitetônico deve ser inteligente no aproveitamento das condicionantes ambientais (luz natural, ventilação, funcionamento, etc.). Isso já representa um primeiro passo para a sustentabilidade mas, nos tempos atuais, é preciso ir além.
Pensando em tudo isto, o ArqClub é formado por profissionais especializados em meio ambiente e construção sustentável, que podem tanto auxiliar em projetos que almejem certificação ambiental, como simplesmente ajudar a encaixar os seus desejos nesta realidade, de forma saudável.