top of page

CONSTRUINDO SUA CASA: DICAS


O mofo nas paredes, tão comum em Curitiba, é causado pelo excesso de umidade condensada, Esta acaba por penetrar os materiais porosos que compõem a parede e formam os micro-organismos que comumente chamamos de mofo.

Essa é a explicação para o fenômeno.

Tá, mas e daí? O que eu faço para evitar que aconteça na minha casa?

A solução é uma, e bem simples, na realidade. ISOLAMENTO TÉRMICO. Só que, poucos arquitetos sugerem o seu uso, por desconhecimento ou porque predefinem que, como irá elevar o custo da obra, não vale a pena.

Comprovadíssimo que, esse custo, não é nada comparado com o que você vai gastar futuramente com repinturas, impermeabilizações, perda de móveis, fora as chatices e falta de qualidade de vida, pois a nossa casa deveria ser um ambiente saudável e simpático.

Aqui vamos deixar 3 soluções de isolamento de paredes, aplicáveis na hora da construção;



1 - FACHADA VENTILADA: cada vez mais utilizada no Brasil, trata-se de uma solução que cria uma estrutura (tipo casca) em torno do edifício, deixando uma circulação de ar, entre revestimento da fachada e a parede externa.

Deve ser executada por empresas especializadas e é a solução mais dispendiosa, das 3 aqui expostas, em virtude da estrutura que irá segurar todo o revestimento. Mas é também a mais eficaz.

Esteticamente, ela não permite a aparência de casa pintada. Ela permite um revestimento em pedra, cerâmica, metal ou qualquer material colocado em placas, como podemos ver na imagem a baixo.



2 - PAREDE DUPLA: apesar de ainda ser pouco utilizada, esta é a solução mais conhecida entre os profissionais da construção, e a mais simples de ser executada.

Não necessita de empresa especializada. O mestre de obras comum pode executar, pois trata-se de construir duas paredes em vez de uma só. Com a particularidade de que, entre ela, será colocado o material isolante, que daí a variedade de escolha é grande. É uma solução intermediária em termos de custo.

Esteticamente, ela pode assumir qualquer aparência que uma construção convencional também pode: pintura, graffiato, cerâmica, etc.




3 - ETICS (external thermal insulation composite system - tradução: sistema externo de isolamento térmico composto): uma das soluções mais em conta do mercado, muito popular no exterior mas ainda pouco ou nada explorada no Brasil.

Simplificando muito, trata-se de "forrar" a sua casa com um material isolante (tipo EPS). Funciona como a fachada ventilada - isola pelo exterior - mas não tem a câmara de ar.

É uma solução muito simples de ser executada, mas devido ao seu desconhecimento pela generalidade dos profissionais, aconselha-se a execução com empresa especializada.

Esteticamente, ela pode assumir qualquer aparência que uma construção convencional também pode: pintura, graffiato, cerâmica, etc.


Obviamente, essas soluções deveriam ser sugeridas pelo arquiteto responsável pelo projeto.

Mas você, enquanto cliente, ao estar informado, pode fazer essas exigências e evitar muitos desgostos futuros.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page