Arquitetura de estilo Português
No Brasil, dada a grande variedade de ascendências, é muito comum a procura por projetos de arquitetura que reflitam as origens ou o passado familiar do proprietário. E muitas são as famílias de descendência portuguesa.
No caso da arquitetura portuguesa, ela teve uma grande influência nas construções coloniais, pelas óbvias ligações entre os dois países, nesse período.
No entanto, no imaginário do brasileiro, a associação de um "estilo" português de arquitetura prende-se muito mais com essa arquitetura colonial brasileira do que propriamente com a arquitetura portuguesa atual, como se esta tivesse parado no tempo.
Ou seja, existe por aqui pouca noção das características do que possa hoje ser considerada uma arquitetura portuguesa contemporânea.
A fim de elucidar um pouco sobre essa questão, seguem-se alguns exemplos de arquitetura portuguesa, construída nas últimas décadas, caracterizada por uma clara predominância de um minimalismo formal e cromático, em virtude de uma maior exploração sensorial dos espaços pela sua pureza.
Lar de idosos
2010
Arquiteto: Aires Mateus
Edifício Casas Brancas
2007
Arquiteto: Adalberto Dias
Casa Litoral Alentejano
2000
Arquiteto: Aires Mateus
Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto
1986
Arquiteto: Siza Vieira
Casa entre dois Muros
2007
Corpo Atelier
Reforma Apartamento
2017
Arriba Arquitetos
Laboratório da Paisagem
2010
Arquitetos: Cannatà e Fernandes