top of page

Arquitetura de estilo Português

No Brasil, dada a grande variedade de ascendências, é muito comum a procura por projetos de arquitetura que reflitam as origens ou o passado familiar do proprietário. E muitas são as famílias de descendência portuguesa.

No caso da arquitetura portuguesa, ela teve uma grande influência nas construções coloniais, pelas óbvias ligações entre os dois países, nesse período.

No entanto, no imaginário do brasileiro, a associação de um "estilo" português de arquitetura prende-se muito mais com essa arquitetura colonial brasileira do que propriamente com a arquitetura portuguesa atual, como se esta tivesse parado no tempo.

Ou seja, existe por aqui pouca noção das características do que possa hoje ser considerada uma arquitetura portuguesa contemporânea.

A fim de elucidar um pouco sobre essa questão, seguem-se alguns exemplos de arquitetura portuguesa, construída nas últimas décadas, caracterizada por uma clara predominância de um minimalismo formal e cromático, em virtude de uma maior exploração sensorial dos espaços pela sua pureza.


Lar de idosos

2010

Arquiteto: Aires Mateus

Edifício Casas Brancas

2007

Arquiteto: Adalberto Dias

Casa Litoral Alentejano

2000

Arquiteto: Aires Mateus

Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

1986

Arquiteto: Siza Vieira

Casa entre dois Muros

2007

Corpo Atelier

Reforma Apartamento

2017

Arriba Arquitetos

Laboratório da Paisagem

2010

Arquitetos: Cannatà e Fernandes

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page