Nós explicamos...

January 15, 2018

Você que pensa em construir ou reformar, seja a sua futura casa, seja um imóvel comercial ou até um grande empreendimento, e nunca teve experiência com o ramo, provavelmente em algum momento vai se fazer essa pergunta: Que profissional é mais indicado para o que eu preciso?

 

Ao contrário do que muitos pensam, são profissões muito distintas, que apesar de lidarem dentro do mesmo ramo, operam em formatos e soluções diferentes e, normalmente complementares, ou seja, dependendo da complexidade do produto final, talvez você venha a precisar de todos.

 

Então como funciona?

 

Quando você pensa em construir ou reformar, primeiro você vai precisar de uma ideia, uma definição do que será a obra: forma, implantação no terreno, distribuição e funcionamento dos espaços, materiais, etc. Isso será materializado no PROJETO ARQUITETÔNICO, que tal como o nome indica, é da competência de um ARQUITETO, conforme definido na Resolução Nº 51, promulgada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, em 2013.

Este projeto permite que você avalie previamente a solução antes de construir, e será também exigido pela prefeitura local, para emissão do alvará de construção.

 Depois de já existir uma Ideia / Projeto inicial, ele deverá ser detalhado, em termos construtivos, para poder ser lido e interpretado na obra, e poder então ser construído. 

E o que será necessário detalhar para ser construído? Varia muito, dependendo da complexidade do projeto, mas o básico seria o cálculo da estrutura - Através de um PROJETO ESTRUTURAL, a rede elétrica  de fiação e iluminação, através de um PROJETO DE ELÉTRICO / LUMINOTÉCNICO e a rede hidráulica / esgoto, através de um PROJETO HIDROSANITÁRIO. Todos estes projetos, são competência de ENGENHEIROS.

 

 

Quando já existe um espaço construído, e você quer preenchê-lo com novos revestimentos, mobiliário e decorações, e sente que precisa de um profissional o auxiliar nas melhores escolhas para o ambiente, aí é quando você vai precisar de um DESIGNER DE INTERIORES OU DECORADOR.

 

Existem, no entanto, profissionais que atravessam a sua linha de competências. Por isso é comum você encontrar arquitetos que disponibilizam serviços de decoração, ou até mesmo engenheiros disponibilizando projetos arquitetônicos ( apesar de ser contra as normas ).

Cabe a si fazer uma triagem dos profissionais corretos.

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

CONSTRUINDO SUA CASA: DICAS

June 13, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

January 15, 2018

June 17, 2017

March 18, 2017

January 25, 2017

January 13, 2017

September 11, 2016

July 3, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2020 arqclub

site criado por:  arqclub

ArqClub.Arquitetura Ltda ME

CNPJ: 27.465.372/0001-40