top of page

Nós explicamos...


Você que pensa em construir ou reformar, seja a sua futura casa, seja um imóvel comercial ou até um grande empreendimento, e nunca teve experiência com o ramo, provavelmente em algum momento vai se fazer essa pergunta: Que profissional é mais indicado para o que eu preciso?


Ao contrário do que muitos pensam, são profissões muito distintas, que apesar de lidarem dentro do mesmo ramo, operam em formatos e soluções diferentes e, normalmente complementares, ou seja, dependendo da complexidade do produto final, talvez você venha a precisar de todos.

Então como funciona?

Quando você pensa em construir ou reformar, primeiro você vai precisar de uma ideia, uma definição do que será a obra: forma, implantação no terreno, distribuição e funcionamento dos espaços, materiais, etc. Isso será materializado no PROJETO ARQUITETÔNICO, que tal como o nome indica, é da competência de um ARQUITETO, conforme definido na Resolução Nº 51, promulgada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, em 2013.

Este projeto permite que você avalie previamente a solução antes de construir, e será também exigido pela prefeitura local, para emissão do alvará de construção.

Depois de já existir uma Ideia / Projeto inicial, ele deverá ser detalhado, em termos construtivos, para poder ser lido e interpretado na obra, e poder então ser construído.

E o que será necessário detalhar para ser construído? Varia muito, dependendo da complexidade do projeto, mas o básico seria o cálculo da estrutura - Através de um PROJETO ESTRUTURAL, a rede elétrica de fiação e iluminação, através de um PROJETO DE ELÉTRICO / LUMINOTÉCNICO e a rede hidráulica / esgoto, através de um PROJETO HIDROSANITÁRIO. Todos estes projetos, são competência de ENGENHEIROS.


Quando já existe um espaço construído, e você quer preenchê-lo com novos revestimentos, mobiliário e decorações, e sente que precisa de um profissional o auxiliar nas melhores escolhas para o ambiente, aí é quando você vai precisar de um DESIGNER DE INTERIORES OU DECORADOR.

Existem, no entanto, profissionais que atravessam a sua linha de competências. Por isso é comum você encontrar arquitetos que disponibilizam serviços de decoração, ou até mesmo engenheiros disponibilizando projetos arquitetônicos ( apesar de ser contra as normas ).

Cabe a si fazer uma triagem dos profissionais corretos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page