Mitos e Verdades...
Há muito fatores que contribuem para que quando alguém pense em colocar plantas em casa, o faça de maneira pontual e contido (dentro de um vaso, de uma floreira, e apenas em alguns cômodos da casa).
Até na hora de encomendar o projeto da residência, as pessoas tendem a associar "natureza" apenas com a área externa e acabam se retraindo nas possibilidades.
Mas tudo isso não passa de um preconceito criado em todos nós, através de mitos e superstições, e que hoje vamos esclarecer aqui.
1. Dormir com plantas no quarto
Uma superstição antiga diz-nos que não é bom dormir com plantas no quarto, pois elas libertam dióxido carbono (CO2) de noite. FALSO.
As plantas respiram e, sim, liberam CO2 de noite. De dia, as plantas fazem fotossíntese e nesse processo "liberam oxigênio". À noite, como o processo pára. elas liberam apenas CO2. Mas a quantidade é insignificante. Uma pessoa a mais no quarto, libera mais CO2 do que o quarto cheio de plantas. Além do que, os ambientes não são estanques, o oxigênio circula pela casa.
Agora imagine as possibilidades que poderia perder:
2. Plantas nas paredes e piso originam infiltrações
Tudo depende de como é feito. Tudo o que tenha água pode originar infiltrações se for mal feito ou não tiver manutenção. Mas nunca ninguém deixou de colocar canos na casa, com medo de infiltrações. Por isso, é FALSO.
Tanto uma parede com um jardim vertical, como uma laje-jardim, necessitam de receber uma camada de impermeabilização adequada, além de uma manta geotêxtil, a fim de evitar que as raízes perfurem a impermeabilização.
Hoje, além de ser viável, técnica e economicamente, investir em paredes verdes e numa lajes-jardim é uma das melhores soluções para manter a estabilidade térmica da sua residência, e a qualidade do ar. Além de criar espaços muito bonitos.
No ArqClub somos despidos de preconceitos, e gostamos de mostrar ao cliente as melhores opções para o que ele deseja.
Como as pessoas não desejam o que não conhecem, ou o que pensam ser impossível, o nosso papel é mostrar as possibilidades e a sua viabilidade, para que no final a sua casa seja o seu paraíso.