CONSTRUINDO SUA CASA: DICAS

June 22, 2016

 

Escolher um terreno é a primeira etapa para construir uma casa. 

Normalmente, quando o cliente chega até ao arquiteto, para iniciar um projeto, ele já tem o terreno comprado.

Num estudo preliminar, conduzido pelo arquiteto, este vai aferir todas as condicionantes que o terreno apresenta, físicas, legais, etc.

E, muitas vezes, o cliente acaba por descobrir que, no terreno em causa, não é possível construir o que ele tinha imaginado.

 

Aqui vamos expor 5 fatores muito importantes a serem considerados no momento da escolha do terreno:

 

1. INSOLAÇÃO E VIZINHANÇA:

Parece meio elementar, mas a realidade é que nem sempre um terreno tem sol. Mesmo aqueles cuja face principal é voltada a Norte.

A vizinhança existente ou o potencial construtivo da vizinhança são muito importantes de serem analisados, a fim de evitar surpresas como: 

      . Quando comprei tinha sol e um ano depois o vizinho construiu a casa dele e deixou a minha totalmente na sombra;

 

2. TOPOGRAFIA:

Um terreno pode ser plano, pode descer em relação à rua [declive] ou pode subir em relação à rua [aclive].

À partida, nenhuma das situações é necessariamente boa ou ruim. Mas o projeto terá que se enquadrar na topografia do terreno. O que vai definir se foi uma escolha boa ou ruim será o que o cliente idealizou que seria a sua casa, pois esse imaginário pode não se enquadrar com o que o terreno permite..

 

3. GUIA AMARELA:

Nela estão estipuladas as normas específicas do terreno, como recuos obrigatórios, número máximo de pavimentos, taxa de ocupação, entre outros.

É muito importante tê-la em mãos na hora da decisão da compra para evitar situações como:

     . Comprei um terreno de esquina e perceber que afinal, por causa dos recuos obrigatórios, não sobra espaço para construir o que queria;

 

4. ÁRVORES, BOSQUE E RECURSOS HÍDRICOS;

Todo o projeto cujo terreno tenha árvores soltas, englobe parte de um bosque ou possua cursos de água ou nascentes terá de passar por aprovação na Secretaria de Meio Ambiente, e obedecer a regulamentos específicos, como os afastamentos obrigatórios.

Além de tornar o processo de aprovação mais demorado, tais condicionantes podem inviabilizar a casa que o cliente tinha imaginado, em situações como:

      . tenho uma araucária no meio do terreno e descobri que como não posso construir num raio de 5m em relação a ela, não sobra espaço para construir o que queria;.

 

5. PLANO DIRETOR DA CIDADE:

Nele estão previstas muitas ruas para serem construídas, e muitas vezes, o cliente, pensando que está comprando um terreno de uma metragem X, percebe que o seu lote está sendo atingido por uma rua projetada, e por isso, não poderá construir naquela área.

 

 

Uma forma simples de evitar surpresas e garantir que o terreno que está adquirindo é perfeito para construir a casa dos seus sonhos, é solicitar ao arquiteto um Estudo de Viabilidade

Nele, o arquiteto irá cruzar as suas solicitações de projeto com todas as condicionantes do terreno e concluir o que é possível ser construído e de que forma.

 

 

Saiba mais AQUI!

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

CONSTRUINDO SUA CASA: DICAS

June 13, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

January 15, 2018

June 17, 2017

March 18, 2017

January 25, 2017

January 13, 2017

September 11, 2016

July 3, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2020 arqclub

site criado por:  arqclub

ArqClub.Arquitetura Ltda ME

CNPJ: 27.465.372/0001-40