CONSTRUINDO SUA CASA: DICAS

June 13, 2016

 

 

O mofo nas paredes, tão comum em Curitiba, é causado pelo excesso de umidade condensada, Esta acaba por penetrar os materiais porosos que compõem a parede e formam os micro-organismos que comumente chamamos de mofo.

 

Essa é a explicação para o fenômeno.

Tá, mas e daí? O que eu faço para evitar que aconteça na minha casa?

 

A solução é uma, e bem simples, na realidade. ISOLAMENTO TÉRMICO. Só que, poucos arquitetos sugerem o seu uso, por desconhecimento ou porque predefinem que, como irá elevar o custo da obra, não vale a pena.

Comprovadíssimo que, esse custo, não é nada comparado com o que você vai gastar futuramente com repinturas, impermeabilizações, perda de móveis, fora as chatices e falta de qualidade de vida, pois a nossa casa deveria ser um ambiente saudável e simpático.

 

Aqui vamos deixar 3 soluções de isolamento de paredes, aplicáveis na hora da construção;

 

 

1 - FACHADA VENTILADA: cada vez mais utilizada no Brasil, trata-se de uma solução que cria uma estrutura (tipo casca) em torno do edifício, deixando uma circulação de ar, entre revestimento da fachada e a parede externa.

Deve ser executada por empresas especializadas e é a solução mais dispendiosa, das 3 aqui expostas, em virtude da estrutura que irá segurar todo o revestimento. Mas é também a mais eficaz.

Esteticamente, ela não permite a aparência de casa pintada. Ela permite um revestimento em pedra, cerâmica, metal ou qualquer material colocado em placas, como podemos ver na imagem a baixo.

 

 

2 - PAREDE DUPLA: apesar de ainda ser pouco utilizada, esta é a solução mais conhecida entre os profissionais da construção, e a mais simples de ser executada.

Não necessita de empresa especializada. O mestre de obras comum pode executar, pois trata-se de construir duas paredes em vez de uma só. Com a particularidade de que, entre ela, será colocado o material isolante, que daí a variedade de escolha é grande. É uma solução intermediária em termos de custo.

Esteticamente, ela pode assumir qualquer aparência que uma construção convencional também pode: pintura, graffiato, cerâmica, etc.

 

 

 

3 - ETICS (external thermal insulation composite system - tradução: sistema externo de isolamento térmico composto): uma das soluções mais em conta do mercado, muito popular no exterior mas ainda pouco ou nada explorada no Brasil.

Simplificando muito, trata-se de "forrar" a sua casa com um material isolante (tipo EPS). Funciona como a fachada ventilada - isola pelo exterior - mas não tem a câmara de ar.

É uma solução muito simples de ser executada, mas devido ao seu desconhecimento pela generalidade dos profissionais, aconselha-se a execução com empresa especializada.

Esteticamente, ela pode assumir qualquer aparência que uma construção convencional também pode: pintura, graffiato, cerâmica, etc.

 

 

 

Obviamente, essas soluções deveriam ser sugeridas pelo arquiteto responsável pelo projeto.

Mas você, enquanto cliente, ao estar informado, pode fazer essas exigências e evitar muitos desgostos futuros.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

CONSTRUINDO SUA CASA: DICAS

June 13, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

January 15, 2018

June 17, 2017

March 18, 2017

January 25, 2017

January 13, 2017

September 11, 2016

July 3, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2020 arqclub

site criado por:  arqclub

ArqClub.Arquitetura Ltda ME

CNPJ: 27.465.372/0001-40